28 maio 2025

2025/05/28 - Aravet e Washington Coração Valente

 2025/05/28 - Aravet e Washington Coração Valente

Em um encontro recente com ex-jogador Washington, que jogou dentre tantos times, pelo Fluminense, time de coração do nosso querido Deco, e nesse encontro com nosso amigo, o Washington manda essa mensagem à Aravet e a todos os Araveteanos.

Em agradecimento, publicamos essa postagem, para eternizar esse encontro, e desde já, deixamos aqui nosso convite ao Washington, para que, se Deus permitir, venha nos visitar e conhecer nosso grupo de peladeiros, com 49 anos de existência.

Sobre o craque Washington, nada temos que inventar, pois a internet e as mídias digitais disponibilizam farto material sobre sua vida como profissional do futebol. Assim, para deixarmos registrado nos arquivos da Aravet, recorremos ao Wikipédia, e trouxemos, para conhecimento dos colegas, um resumo da vida deste craque, carinhosamente chamado de "Coração Valente".

Washington Stecanela Cerqueira, mais conhecido como Washington, ou pelo apelido Washington "Coração Valente" (Brasília1 de abril de 1975), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como centroavante.

Enquanto jogador, foi descrito como um "centroavante clássico" e "um verdadeiro matador". Marcou 411 gols em uma carreira que durou 17 anos e pela qual escreveu seu nome na história do futebol nacional: é o sétimo maior goleador da história do Campeonato Brasileiro - o segundo desde que a fórmula dos pontos corridos foi adotada, em 2003. Foi, em 2004 e 2008, o principal artilheiro do campeonato nacional, e estabeleceu, em 2004, um recorde de gols marcados em uma única edição do torneio, com 34 gols, marcados pelo Atlético Paranaense. Artilheiro da Copa do Brasil de 2001 e jogador que mais marcou gols no futebol brasileiro em 2004, seu principal título foi o Campeonato Brasileiro de 2010, pelo Fluminense, clube pelo qual se aposentou do futebol, em 13 de janeiro de 2011, aos 35 anos.

Teve sua trajetória marcada pela superação de problemas de saúde, que colocaram sua carreira e sua vida em risco. Em 1996, aos 21 anos, quando atuava pelo Caxias, foi diagnosticado como portador de diabetes. Em 2003, aos 27 anos, quando defendia o Fenerbahçe, um exame diagnosticou que uma de suas artérias estava praticamente obstruída e que Washington corria sério risco de sofrer um infarto. Submetido a cirurgias de cateterismo e angioplastia, foi aconselhado a abandonar o futebol. Ao invés disso, retornou para o Brasil e passou a treinar no Atlético-PR. Em 2004, pouco menos de um ano após a cirurgia cardíaca, entrou no Guinness Book, ao quebrar o recorde de gols marcados em uma única edição do Campeonato Brasileiro, ao fazer 34 gols na edição daquele ano. Desde então, passou a comemorar seus gols batendo com a mão no peito, gesto que se tornou característico. A sua volta por cima lhe rendeu o apelido de Coração Valente.

Com passagens de destaque por Caxias, Ponte Preta, Atlético-PR, Fluminense e São Paulo, também teve uma sólida carreira no futebol japonês, onde, em três temporadas, defendeu Tokyo Verdy e Urawa Red Diamonds, marcou 64 gols em 85 jogos e conquistou cinco títulos. Também desfrutou de breve passagem pela Seleção Brasileira, onde atuou em nove partidas, marcou dois gols, e disputou a Copa das Confederações de 2001.

Um comentário:

  1. Show Rasman! Parabéns pela sua atenção, mostrarei este feedbak para o Washington e o convite para aparecer na ARAVET será feito.

    ResponderExcluir