25 setembro 2022

24/09/2022 - Verdes 2x2 Vermelhos

 24/09/2022 - Verdes 2x2 Vermelhos

Lamentavelmente, neste sábado, com tempo fresco e úmido, tivemos a primeira partida da primavera marcada por discussões e ações que acabaram por melar o jogo no segundo tempo.

No primeiro tempo o jogo foi equilibrado, com muitas jogadas de ataques e boas chances de gols para as duas equipes, e o primeiro gol só saiu aos vinte e um minutos, quando o goleiro Black recebeu uma bola recuada do lateral Sabá, pelo lado esquerdo da grande área e, por falta de opção na saída da bola, foi conduzindo-a para fora da grande área e quando ele colocou a bola para o time, o chute saiu errado e a bola foi interceptada pelo Erley que chutou de esquerda mesmo, mandando-a para o gol, que ainda estava sem o goleiro. Foi um golaço, pura esperteza do matador, que após seu retorno, em duas partidas fez dois gols, cada um mais bonito que o outro. 

O outro gol dos Verdes foi  marcado aos trinta e dois minutos pelo Tetê, mas no mesmo minuto os Vermelhos diminuíram com um gol do Gugu, encerrando o primeiro tempo em dois a dois.

No segundo tempo a partida durou pouco, como já mencionado. A confusão toda foi causada pelo goleiro Paulinho que anda muito estressado, e poderia ser amenizada pelo árbitro Manoel Filho que não o fez, autorizando uma cobrança de falta antes da formação da barreira. Vamos ao lance. O Alan recebeu uma falta do zagueiro Graciel na entrada da área e houve uma discussão se foi dentro ou fora da área. Os Vermelhos defenderam a posição que o lance foi dentro da área, eu, particularmente, na cobertura do zagueiro Graciel, em cima do lance, vi claramente a falta do Graciel quase em cima da linha, porém os pés dos dois atletas estavam do lado de fora da linha, o que foi confirmado pelo árbitro, falta fora da área.

Os fatos que ocorreram a seguir causaram o fim da partida, vamos a eles. Superado o problema do local da falta, fora da área, a confusão começa com a formação da barreira dos Verdes, quando o goleiro Paulinho que já estava exaltado por conta da discussão do local da falta, começou a gritar com a barreira, para arrumar o seu posicionamento, estressando a todos, pois ele não parava de gritar, com aquela voz fininha que dói os tímpanos. Pois bem, com a indecisão da barreira, chega prá lá, chega prá cá, o Paulinho, numa atitude completamente fora de controle, em vez de posicionar a barreira corretamente, corre até a mesma e empurra os colegas, desmanchando a barreira que já estava quase formada, e voltou para o gol, para continuar a posicioná-la. Nesse momento, o Klebin, que já estava pronto para cobrar a falta, ouviu o apito do árbitro, autorizando a cobrança. Sem pestanejar, mesmo com a gritaria do goleiro Paulinho, ainda atrás da barreira, cobrou a falta e colocou a bola para dentro do gol, do outro lado do barreira. Com isso o Paulinho saiu correndo em direção ao árbitro Manoel Filho, completamente fora de si, deu um empurrão no árbitro e continuou agredindo-o com xingamentos, deu um tapa no Klebin, quase agrediu o Gugu e, consequentemente levou Cartão Vermelho.

Nesse ponto a partida ficou fora de controle e os Vermelhos acabaram por abandonar o campo. O árbitro anotou na súmula o gol do Klebin, sem anotar o minuto do gol, aplicou o Cartão Vermelho ao goleiro Paulinho e descreveu o lance da seguinte forma: "Foi expulso o atleta nº 1 da Equipe do Verde, por agredir o árbitro com um empurrão por traz, e o jogo foi encerrado aos 12" do segundo tempo.".

Por todo o acontecido, não tiro a culpa do Paulinho por "melar" a pelada, mas penso que, se o Árbitro Manoel Filho tivesse esperado o goleiro terminar de montar a barreira, e só após isso autorizar a cobrança da falta, mesmo em meio à tanta gritaria e descontrole do arqueiro, até mesmo aplicando-lhe um Cartão Amarelo, para acalmar-lhe os ânimos, possivelmente, com essa atitude, o árbitro poderia ter evitado o fim do jogo e arrefecido a brabeza do Paulinho.

Entendo que o controle da partida é do árbitro, que pode dar o desconto que for necessário após o tempo regulamentar. A falta de sensibilidade, nesse caso, autorizando uma cobrança de falta com a barreira em formação foi crucial pois perdeu o controle da partida que culminou no fim da mesma, em uma série de erros que, se repetidos podem levar ao fim a nossa pelada que já tem 46 anos. É uma pena que nosso sábado tenha terminado dessa forma, uma total falta de respeito aos colegas e aos convidados que esperaram para jogar a segunda partida frustrada dessa forma.

Neste sábado, o sumido Gilsão apareceu com uma panela de Moela ao Molho, apimentada, para oferecer aos atletas, após o futebol, cuja partida fora frustrada por colega descontente com a vida.


Foto dos Times


Galeria de Fotos


































20 setembro 2022

17/09/2022 - Verdes 5x3 Vermelhos

 17/09/2022 - Verdes 5x3 Vermelhos

Depois de mais de três meses de muita seca e falta de umidade, finalmente fomos agraciados com a tão desejada chuva que durou o tempo da pelada, onde os Verdes saíram vencedores pelo placar de cinco a três, em uma partida disputada, com boas chances de gols para ambas as equipes, com destaque para a presença do nosso amigo Erley, ausente para tratamento de saúde, que ,esmo com a insegurança do seu retorno aos gramados, após tanto tempo sem jogar, meteu um golaço de fora da área, sem chance para o arqueiro Paulinho. A bola bateu no travessão antes de entrar, um golaço.

Os gols do primeiro tempo foram marcados inicialmente pelos Verdes, logo aos dois minutos, pelo Gugu, e aos sete minutos o Alan faturou o segundo, colocando os Verdes na vantagem, indicando que a partida estava boa para os Verdes que imprimiam ataques mais contundentes.

O status do jogo mudou com o golaço do Erley, para os Vermelhos, aos doze minutos e aos vinte minutos o Eduardo Leão empatou para os Vermelhos. A partir daí o jogo se equilibrou e o primeiro tempo terminou no empate por dois a dois.

No segundo tempo os Verdes foram reforçados com a entrada dos convidados Danrlei e Ian, e os Verdes fecharam o segundo tempo com gols do Klebin, aos sete  minutos, com o Gugu aos dezoito  minutos e novamente com o Klebin, aos trinta e cinco minutos. Os Vermelhos fizeram apenas um gol no segundo tempo com o Eduardo Leão, logo aos dois minutos de jogo.

No mais, sabadão friosinho e rodadas de sinuca no Bar do Arcef, regados a ceveja gelada.


Foto dos Times



Galeria de Fotos



Dr Clóvis




Alan, Rasman e Gugu






15 setembro 2022

10/09/2022 - Verdes 3x9 Vermelhos

 10/09/2022 - Verdes 3x9 Vermelhos

Mais um sábadão quente e seco e mais uma goleada. Os Vermelhos detonaram os Verdes por nove gols, contra três dos Verdes e festa do marrento Tetê, por conta dos seis gols que marcou.

No primeiro tempo o placar foi apertado com dois a um para os Vermelhos que marcaram logo aos três minutos de bola rolando, e aos doze minutos marcou novamente, mas aos vinte e oito minutos os Verdes diminuíram a diferença com um gol.

Já no segundo tempo os Vermelhos deslancharam e marcaram sete gols, enquanto os Verdes marcaram apenas mais dois gols.

Embora alguns tenham reclamado que a escolha dos times favoreceu aos Vermelhos, principalmente no segundo tempo, a verdade é que os Vermelhos se mantiveram mais na guarda das posições, enquanto os Verdes não respeitaram esse fundamento, dando boas oportunidades ao atento centroavante Tetê que chutava a gol sempre que tinha oportunidade e aproveitando as assistências recebidas, como no caso do Mazinho nos dois primeiros gols dos Vermelhos.

A reclamação dos Verdes não se sustenta, já que a alteração efetuada pelos Vermelhos foi a entrada do Leandro na zaga dos Vermelhos, no lugar do Graciel. Os Verdes, que perderam o primeiro tempo teve que ceder lugar aos atletas que aguardavam na arquibancada, regra do jogo. O que se seguiu foi que a garotada que entrou no time Vermelho, embora bons de bola, não guardavam posições, jogando todos no ataque, deixando a zaga desguarnecida, dando espaço para o esperto Tetê que deitou e rolou, marcando quatro gols no segundo tempo, aos seis, dezessete, vinte e cinco, e vinte e seis minutos. Os outros gols dos Vermelhos foram marcados pelo convidado Vitor Hugo, aos oito minutos, pelo Deco, aos dezesseis minutos, com uma bela assistência do Rasman, com passe de três dedos, tirando a zaga e deixando o experiente Deco de cara com o gol. Os Vermelhos marcaram o último gol novamente com convidado Vitor Hugo aos vinte e oito minutos, fechando a goleada.

Os Verdes, em total desordem, como já mencionado, com todos querendo jogar no ataque, não se rearanjavam nas posições e quase melaram a pelada. Por conta disso, o Gerson e o Rasman passaram a jogar para os Verdes por conta de baixas no time e até houve uma reação, com dois gols ao final da partida, pelo Eliano aos trinta e pelo Hélio, aos trinta e um minutos.

Neste sábado destacamos a foto fornecida pelo Dr. Clóvis, onde aparece ao lado do Pelé (ver na Galeria de Fotos), com quem jogou em tempos pretéritos, histórias que cobraremos do nosso atleta enquanto ele conviver conosco, afinal esse é um marco que não deve ser esquecido por nós e já faz parte da nossa história. 

Foto dos Times



Galeria de Fotos
Edson Arantes e Dr. Clóvis

Foto original fornecida pelo Dr. Clóvis.


Rasman
Tetê
Manoel Filho e Graciel

Paulinho




Gerson, Eugênio e Deco











Rasman, Felipe e Hélio

Leandro e Lima