Nobres colegas Araveteanos,
O presidente da Aravet Cidmauro Lima divulga o Regulamento do PRIMEIRO TORNEIO DE SINUCA DA ARAVET.
Período de Inscrições: 12 a 19/03/2016
Locais de Inscrições: No Clube - Inscrições com o Cícero (China) Presidente da ASPLAPA
Taxas de Inscrições:30,00 por modadilade
Modalidades: Individual e Duplas
40 Anos - 1976/2016
1º TORNEIO ABERTO DE SINUCA
O 1º Torneio de Sinuca da Aravet observará as seguintes regras, aprovadas pela Diretoria em março de 2016.
DO TORNEIO
Art. 1º. O 1º Torneio de Sinuca da Aravet se desenvolverá em duas
modalidades, simultaneamente: individual e de duplas.
Art. 2º. O torneio será conduzido, em todas as suas etapas, pela
ASPLAPA, na pessoa de seu idealizador Cícero Barros, que poderá recrutar outras
pessoas para auxiliá-lo na tarefa.
Art. 3º. O torneio tem como objetivo a diversão e o fortalecimento
da amizade entre os aravetianos e convidados.
DOS PARTICIPANTES E DA FORMAÇÃO DAS CHAVES
Art. 4º. Somente poderão participar do Torneio, em qualquer de suas
modalidades, os associados da Aravet e seus convidados, previamente inscritos,
observado o disposto no art. 6º.
Parágrafo único. Os convidados deverão ter, obrigatoriamente,
vínculo com o aravetiano que o convidou.
Art. 5º. As duplas deverão ser formadas por sorteio, envolvendo
todos os inscritos.
Art. 6º. Em havendo desistência de um
participante, quando já integrante de dupla, o atleta remanescente poderá
escolher novo parceiro entre os demais inscritos e já desclassificados;
Art. 7º.
Na impossibilidade da indicação descrita no artigo anterior, o atleta poderá
indicar outro participante.
§ 1º.
Na hipótese prevista neste artigo, deverá ser observado o disposto no parágrafo
único do art. 4º.
§ 2º.
Ocorrendo nova indicação conforme parágrafo anterior, deverá ser efetuado o
pagamento correspondente à inscrição do novo participante.
DA FORMAÇÃO DAS CHAVES
Art. 8º. As chaves dos jogos serão formadas após o encerramento das
inscrições e a definição da quantidade de participantes nas duas modalidades do
torneiro.
Art. 9º. Os jogos/chaves serão definidos por sorteio, em qualquer
situação.
DO LOCAL, PERÍODO E JUIZES DOS JOGOS
Art. 10. Os jogos serão realizados no salão de sinuca do clube onde
a Aravet realiza suas partidas de futebol, em qualquer mesa disponível,
conforme for definido pelo presidente da Asplapa.
Parágrafo único. O Presidente da Asplapa poderá negociar a mesas
com os participantes do torneio, desde que não acarrete mudança de data nos
jogos.
Art. 11. Os jogos poderão ser realizados antes ou depois da partida
de futebol, conforme acordado entre os participantes (duplas ou individual) e o
presidente da Asplapa.
Art. 12. O torneio se iniciará após ampla divulgação dos sorteios e
das chaves em data a ser fixada pela Asplapa.
Art. 13. Os jogos serão realizados mediante a assistência de um
juiz “ad hoc”, indicado pelo presidente da Asplapa ou, na sua ausência, pelo
Presidente da Aravet
DAS INSCRIÇÕES - TAXAS E PERÍODO
Art. 14. A inscrição para o torneio será de R$ 30,00 para cada modalidade
§ 1º. Havendo inscrições nos dois torneios pelo mesmo participante,
o atleta pagará o valor de R$ 25,00 para cada modalidade.
§ 2º. Em
nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.
Art. 15. As inscrições iniciar-se-ão no dia 12 de março de 2016 e
encerrar-se-ão no dia 19 de março de 2012
§ 1º. O interessado deverá preencher e entregar o formulário de
inscrição ao Presidente da Asplapa ou da Aravet, juntamente com o valor
financeiro correspondente.
§ 2º. As fichas de inscrição
deverão ser retiradas com o Presidente da Asplapa.
DA MESA DE SINUCA E DAS BOLAS DE JOGO
Art.
16. Um semicírculo fechado imaginário,
tipo meia lua, é desenhado no campo de jogo, em uma das laterais mais curta da
mesa, com um ponto central, chamado de ponto de partida, onde a bola branca
deve ser colocada para a tacada inicial, ou em caso dela cair indevidamente na
caçapa, ou ainda quando ela for jogada para fora da mesa.
Art.
17. Para o jogo serão usadas uma bola
branca, identificada por “tacadeira”, e quatorze bolas coloridas, numeradas de
2 a 15, as quais serão separadas em dois grupos distintos, um grupo com as
bolas “impares” e outro com as bolas “pares”.
DA POSIÇÃO DAS BOLAS E SAÍDA DA PARTIDA
Art.
18. A posição das bolas para a saída da
partida será:
I.
Atrás do ponto
central, encostada na mesma lateral menor da mesa, centralmente às laterais,
ficará a bola nº 1, que deverá ser a última bola a ser encaçapada, após o
jogador encaçapar todas as demais bolas do seu grupo.
II.
Para a saída da
partida as bolas numeradas de 2 a 15 são agrupadas aleatoriamente, unidas entre
si em formato triangular, com a “base” voltada para a lateral menor da mesa em
cerca de 20 cm, contrária ao “ponto de partida”, sendo o vértice da pirâmide
voltada para o “ponto de partida”. A pirâmide ficará centralizada em relação às
laterais longas da mesa.
Art. 19. A saída das partidas de jogo será sempre decidida por “cara ou coroa” e quem ganha escolhe quem joga, independente do resultado de jogos anteriores.
Art. 20. A primeira bola numerada encaçapada na saída identifica o grupo de domínio do jogador que a encaçapou, ou seja, par ou ímpar, ficando o outro grupo sob domínio do adversário.
Art. 21.
Nas ocorrências na saída da bola tacadeira, observar-se-á:
I.
Se o jogador não
encaçapar nenhuma bola, a jogada passa para outro jogador, e assim por diante,
até que uma das bolas seja encaçapada, definindo os grupos
II.
Se o jogador
encaçapar apenas uma bola e encaçapar também a bola branca (a tacadeira), ele
ficará com o grupo a que pertencer a bola encaçapada (par ou ímpar), passa a jogada
para o adversário que também retirará do jogo a bola menor do seu grupo pela
infração cometida. Ele colocará a tacadeira no ponto de partida para reinício
da jogada.
III.
Se o jogador
encaçapar duas bolas do mesmo grupo, ele ficará com o grupo a que pertencer as
bolas e continuará jogando.
IV.
Se o jogador
encaçapar duas ou mais bolas de diferentes grupos, o jogador que deu a jogada escolhe
o grupo de seu domínio, declarando a sua opção antes da tacada seguinte, e
nenhuma das bolas retorna ao jogo. Neste caso ele passa a jogada para o
adversário, mas não haverá retirada de bolas a título de penalidade.
V.
Se a bola branca for
jogada para fora da mesa ou for encaçapada, sem que nenhuma bola caia junto,
ela voltará ao ponto de partida e a jogo continua normalmente, não havendo
penalidade.
DAS DEMAIS JOGADAS
Art.
22. Perde o direito de continuar jogando
e transfere a jogada ao adversário, o jogador que:
I.
Não encaçapa bola;
II.
Encaçapar bola do
grupo do oponente; ou,
III.
Cometer qualquer
falta, nos termos do artigo 28.
Art. 23. As bolas retiradas da mesa irregularmente devem ser colocadas no lugar onde estavam, antes de serem retiradas da mesa.
Art. 24. As
bolas jogadas para fora da mesa e pertencentes ao grupo do adversário do
jogador a que deu causa ao evento, retornam coladas na posição central da
tabela superior, unidas entre si quando mais de uma.
Parágrafo
único. No caso da ocorrência no disposto neste artigo, se a bola lançada para
fora da mesa for a de menor número em jogo do grupo, ela será retirada do jogo,
em decorrência da penalidade, conforme art. 28.
Art. 25. Bolas movimentadas inadvertidamente por árbitro ou terceiros, ou vibrações involuntárias na mesa, são repostas nas posições originais e o jogo prossegue normalmente. Se impossível recompor a situação de jogo anterior, a bola volta para o ponto de partida.
Art. 26. Para “dar a sinuca” em seu adversário, o jogador poderá
movimentar a tacadeira em qualquer distância e direção, sendo que, em não
tocando em bola de seu grupo, cometerá falta técnica
DAS FALTAS
Art. 27. São consideradas as faltas como:
I.
Falta técnica:
qualquer falta que contraria as normas, sem dolo;
II.
Falta grave: encaçapar
a bola nº 1, antes de encaçapar todas as demais bolas do grupo;
III.
Falta disciplinar grave:
o desrespeito ostensivo e/ou agressão física
e/ou verbal aos adversários, juízes ou assistentes.
Art. 28. São faltas técnicas:
I.
Converter bola do
grupo do oponente;
II.
Converter a
tacadeira (“suicídio”);
III.
Conduzir a tacadeira
("carretão");
IV.
Dar mais de um toque
na tacadeira ("bitoque");
V.
Lançar bola para
fora do campo de jogo, mesmo que acidental;
VI.
Provocar
"salto" de bola, mesmo que acidental;
VII.
Jogar com qualquer
parte do taco que não a sua ponteira;
VIII. Jogar em bola do grupo oponente, ou na bola nº 1;
IX.
Jogar sem ter
contato com o piso;
X.
Jogar com bola em
movimento ou sendo reposta em jogo;
XI.
Jogar com a
tacadeira fora da área determinada, na saída ou quando retorna ao jogo;
XII.
Usar bola numerada
em lugar da tacadeira;
XIII. Tocar a mão em qualquer bola durante o jogo, exceto para
colocar a tacadeira novamente em jogo.
XIV.
Tocar o taco em
qualquer bola, própria ou do adversário, exceto para fazer sua jogada.
DAS PENALIDADES
Art. 29. Na ocorrência de qualquer falta técnica é retirada do jogo a bola de menor número do grupo de domínio do adversário do jogador que deu causa ao evento e em seguida o adversário joga normalmente. Se o adversário já tiver encaçapado todas as bolas do seu grupo e restando apenas a nº 1, esta será retirada e o jogo se dará como encerrado.
Art. 30.
Não haverá penalidade dupla, ou seja, mesmo que ocorra dois ou mais atos que
resulte em perda de uma bola individualmente, como exemplo bater na bola do
adversário e na mesma jogada encaçapar a tacadeira, será retirada do jogo
apenas uma bola do grupo do adversário do jogador que deu causa ao evento.
Art. 31. Não haverá falta quando a bola colada à tacadeira se movimenta involuntariamente por defeito da mesa ou tecido.
Art. 32. Na ocorrência de falta grave, ou seja, encaçapar a bola nº 1 antes de encaçapar todas as demais bolas do grupo, haverá a perda da partida por quem deu causa.
Art. 33. Na ocorrência de falta disciplinar grave, a Comissão da ASPLAPA, após ouvidas as partes envolvidas, poderá excluir o atleta (ou dupla) do torneio.
DO TÉRMINO DA PARTIDA
Art. 34. A partida termina quando:
I.
A bola nº 1 é
licitamente encaçapada, ou seja, após encaçapadas todas as demais bolas do
grupo, determinando a vitória do jogador em ação;
II.
Um dos jogadores tem
apenas a bola de nº 1, e o oponente comete falta, perdendo a partida.
III.
A bola nº 1 é
encaçapada irregularmente, perdendo a partida a quem deu causa.
DOS PREMIOS
Art. 35.
O prêmio ao vencedor será um taco de sinuca, dobrável, com o emblema do clube
de futebol a escolher, se disponível no mercado, ou 20% da receita arrecadada a
título de inscrição, por dupla e individual, à critério da Comissão
Organizadora.
Parágrafo Único. Será concedido o prêmio à dupla vencedora, no caso das
duplas, e ao vencedor, no caso do torneio individual.
OUTRAS
DISPOSIÇÕES
Art.
36. É proibido fazer ou usar marcas estranhas
na mesa ou campo de jogo.
Art. 37. É proibido usar objetos e/ou bolas para medidas ou cálculos na mesa ou campo de jogo.
Art. 38. É proibido colocar copos, frascos de qualquer natureza ou outros objetos na mesa de jogo, bem como jogar o taco em cima da mesa.
Art. 39. Durante os jogos não serão permitidas indicações de
jogadas da assistência.
Art. 40.
Para todos os fins, quando é citado neste regulamento o jogador, o fato
refere-se também à dupla.
Art. 41. O Presidente da Asplapa deverá fazer um balancete
específico do torneio, relacionando os participantes, a receita arrecadada e as
despesas realizadas de premiação e outras, à critério do Presidente da Aravet,
devendo o saldo ser entregue ao tesoureiro da Aravet, para incorporação em seus
balancetes.
Art. 42.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
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